Não leia este texto

Esse ano lendo alguns textos sobre PNL, de vez em quando caia em textos falando da palavra “não”. Em resumo: nosso cérebro não processa a palavra “não”. Ele não reconhece, não entende.

Exemplo:

  • Não pense numa casa verde.
  • Pense numa casa verde.

É muito provável que nas duas frases você pensou em uma casa verde. A palavra não por si só não diz nada ao cérebro, então ele ignora e faz o que vem depois. Outras palavras de sentido negativo tem o mesmo efeito: nunca, evite, …

Pensar na linguagem negativa é algo comum que fazemos. “Não vou pensar mais nisso”, “Não posso esquecer de ….”, “Nunca mais vou beber desse jeito.” são alguns exemplos. Tendemos a compor frases de forma negativa com sentimentos, situações, tarefas, etc. que não gostamos ou queremos evitar.

Na PNL dizem que o uso de uma linguagem negativa provoca o comportamento que se quer evitar. Frases afirmativas são muito mais eficazes para o cérebro entender e processar. Ou seja: diga o que deve ser feito.

Os vários SIM e NÃO que falamos durante o dia têm uma enorme capacidade de nos influenciar. Em vez de dizer o que não queremos, devemos dizer o que queremos.

Diz a lenda que com frases afirmativas reorientamos nosso cérebro focalizando coisas positivas e com isso conseguimos um número maior de realizações.

Então vamos tentar: pra começar, em clima de final de ano, pegue a sua lista de resoluções de ano novo e veja quais frases estão na forma negativa e transforme elas em positivas. Depois se policie durante o dia e transforme suas frases negativas em positivas. Por fim, pegue sua lista do que não fazer, e ajuste suas atividades para a frase ficar na forma positiva.

Daqui um tempo volte aqui nos comentários e conte os resultados.

Anúncios
Não leia este texto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s