Por que ser autodidata?

Desengavetei este artigo que estava nos rascunhos por causa de uma discussão no twitter dias atrás com uma rapaziada excelente. Estávamos em um papo sobre evasão de alunos das faculdades de TI/Sistemas de Informação. Este artigo não é para retomar esta discussão de motivos para evasão e etc., mas sim para tocar num ponto que é muito importante para todos que vivem neste mundo no qual mudanças ocorrem em velocidades absurdas.

A frase que Seiiti Arata postou no twitter  da inicio ao que importa:

Aprender a aprender (sozinho e tb com colegas/peers) é cada vez + importante numa época de rápidas mudanças e faculdade defasada.

Puxando a sardinha para TI, fiz faculdade de Sistemas de Informação. Na época a grade curricular já não era 100% atualizada com o que o mercado estava usando. Você se formava já levemente defasado em relação ao mercado. Isso faz sete anos.

Tirando as matérias de base que são algoritmos/lógica que vai se usar pro resto da vida, o resto já mudou bastante. Não que não se aproveite. Ainda se aproveita muitas coisas da faculdade. Várias empresas ainda usam tecnologias e conhecimentos que foram passados naquela época. Mas mudou muita coisa. E há várias empresas migrando para esses novos conhecimentos. Exemplo simples: iOS, Android, Windows Phone… simplesmente não existiam naquela época e hoje já está quase obrigatório saber desenvolver aplicações para estes SOs.

Se você quer se manter atualizado para o mercado, você tem que aprender muita coisa nova. Outras formas de se fazer, outras tecnologias, outros paradigmas. E você vai ter que fazer isto sozinho. Vai ter que aprender a aprender. Ser autodidata.

Dificilmente uma nova faculdade ou pós-graduação irá estar 100% alinhada com as tecnologias mais atuais. Fora o tempo que toma e custo geralmente alto. Ao terminar seu curso quem garante que já não estará defasado também?

Quando digo fazer isto sozinho não é “Forever alone”. Haverá momentos que você vai trocar ideias em grupos na internet, tirar dúvidas com colegas, fazer grupos de estudos e até fazer cursos com várias pessoas, etc. Mas na maior parte do tempo estará em uma jornada solitária. É você que sabe o que precisa aprender. Você que irá montar sua grade curricular, você irá atrás de conteúdo, grupos, cursos… Você irá consumir, entender e aprender.

Neste mundo de hoje, com milhões de mudanças ocorrendo a toda hora, não é só TI que sofre com isto não, qualquer profissão tem que estar em constante evolução e aprendizado. Sempre irão existir situações, em qualquer área de vida, que você precisa aprender algo. Muitas vezes “para ontem”. Ai se você não está acostumado a aprender, o bicho vai pegar. Quem tiver a capacidade de aprender rápido, vai se destacar e você já era. Portanto, aproveite o quanto antes e se apaixone pelo conhecimento, aprenda a aprender, desenvolva seu autodidatismo.

Infelizmente não há formula ou uma lista de passos para isto. Estaremos nos próximos artigos trazendo algumas dicas nossas e outras encontradas pela internet para facilitar e dar uma direção na criação desta habilidade.

Então, por que ser autodidata? Acho que já foi respondido. Qualquer dúvida fique a vontade para usar os comentários.

Leia mais:

Anúncios
Por que ser autodidata?

5 comentários sobre “Por que ser autodidata?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s