mindset – como você pensa?

Como você pensa? Como vê o mundo? Qual o seu modelo mental?

Diante de um desafio você desiste facilmente ou se esforça e enfrenta?

Se enfrentou e deu merda? Se descabela, chora e põem a culpa no mundo injusto e cruel ou descobre o que fez errado, conserta e tenta mais uma vez?

Estudos feitos pela psicóloga Carol Dweck nas áreas de personalidade e desenvolvimento o levaram a escrever o livro Mindset: The New Psychology of Success (Mentalidade: A nova psicologia do sucesso).

Soube da existência dela e do livro já há bons tempos lendo artigos em blogs por ai que falavam justamente sobre formas de pensar, modelos mentais, etc. Ainda não li o livro. Esta na minha fila para ler e descobrir mais detalhes deste estudo.

De acordo com a psicóloga, temos 2 tipos de mentalidade: a Fixa (fixed mindset) e a de Crescimento (growth mindset).

  • Fixa: Geralmente acreditam que pessoas tem sucesso porque nascem com dons, habilidades e talentos. Quem não tem já era. Não gostam do sucesso dos outros. Não gostam de serem criticados. Escondem suas dificuldades. Quase não se esforçam e desistem rapidamente.
  • Crescimento: Aprendem com os erros e criticas. Reconhecem suas dificuldades e procurar correr atrás para melhorar. Acham que o esforço é o caminho para o sucesso. Acreditam que pessoas nascem com talentos e habilidades mas também acreditam que podem ser muito melhoradas ou adquiridas através de treino e estudo. Se inspiram em pessoas de sucesso.

Não necessariamente você é um ou outro. Somos uma mistura das duas mentalidades. Por exemplo, na área acadêmica você pode ser de Crescimento. Na amorosa ser Fixo. Como profissional ser Fixo. Como pai/mãe ser de Crescimento.

O mindset, modo de pensar, são crenças. É o que você acredita. Pense sobre sua inteligência, sua personalidade, seus talentos – você acha que pau que nasce torto morre torto?

É possível mudar do modo de pensar Fixo para o modo de Crescimento?

Será que um curso de oratória ou teatro não vai fazer você ser menos tímido ou alavancar sua carreira de orador/apresentador? E fazer aquele curso de administração ou contabilidade não vai trazer habilidades para crescer nos negócios?

Próxima vez que for fazer algo, pare um pouco e fique em silêncio. Escute aquela pessoa falando: “Vai dar merda”, “Deixa pra lá. Você não tem talento”, “Melhor não tentar. Vão rir de você. Salve sua dignidade”. Escutou? Agora procure onde ela está. Assim que achar pule em cima dela, agarre no pescoço e aperte. Derrube-a no chão. Pegue um martelo e bata com toda força na cabeça quantas vezes forem necessárias até matar.

Pronto. Agora você tá no comando. Você pode escolher. Pode ir lá e tentar fazer se não deu, treina e tenta de novo. e de novo, e de novo…  Nada que umas Dez mil horas de treinamento não ajudem!

 

Anúncios
mindset – como você pensa?

5 comentários sobre “mindset – como você pensa?

  1. Oi, Parucker,
    encontrei teu blog no MasterMinds e adorei a parte de pisar na cabeça do cara chato que fica dizendo que nunca vai dar certo!! Eu ainda estou brigando um “cadim” com os cavaleiros da pobreza e me disseram algo parecido essa semana, mas não de um jeito tão engraçado. kkkk

  2. Interessante.

    Extremamente importante sabermos sobre qual mindset enxergamos o mundo, pois ele termina funcionando como um filtro E como a base para a interpretação dos fatos. Duas pessoas, diante da mesma situação, reagem completamente diferente por causa do mindset.

    Tem um vídeo bem interessante do Lama Samtem falando sobre nossas mentes. Como elas funcionam baseadas no mindset, a amplitude do nosso mundo fica restrita à amplitude do nosso mindset, pois não vamos conseguir enxergar além dos nossos pontos referenciais.

    Daí vem a importância de um mindset cada vez mais abrangente (nunca é o suficiente, por mais que achamos que seja, pois nossa visão de mundo é naturalmente limitada e é importante lembrar disso).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s