Estreia: Grupo de Teatro Libração

Como este blog é sobre tecnologia, vida, universo e tudo mais… Aqui vai um convite para um espetáculo de teatro dirigido por minha senhora Manoella. VÃO! :D

 

GRUPO DE TEATRO LIBRAÇÃO*

apresenta

“VIDA DE SURDO”

Uma realização da Dionisos Teatro

Direção: Manoella Carolina Rego

Apresentação de Estreia do espetáculo “Vida de Surdo”

Data: 12/11/2011 – Sábado

Horário: 20h

Local: Casa Iririú. Rua Xaxim, S/N (ao lado do № 195) – Joinville – Santa Catarina.

ENTRADA GRATUITA – Ingressos limitados! (reservas de lugar por email: grupo.libracao@gmail.com)

* O nome do Grupo de Teatro Libração significa: LIBRAS (língua brasileira de sinais) com emoção, ação, vibração! O elenco do Grupo de Teatro Libração é formado por 06 atores deficientes auditivos de várias idades e diferentes graus de perda auditiva.

Sinopse

Eu não escuto. Mas quanto é diferente minha vida da sua?

“Vida de Surdo” é um espetáculo criado a partir das experiências dos atores do grupo, pensada para mostrar para outros surdos, mas também para mostrar para quem escuta.

São cenas, costuradas com solidão, do cotidiano dos surdos: engraçadas, tristes, rotineiras e emocionantes. Cenas reais e inventadas, que mostram a relação do surdo com a sociedade, a família, o trabalho, a escola e os amigos…

Histórico da montagem

As aulas começaram em agosto de 2011 como um curso de teatro para pessoas surdas, com o objetivo de criação de um ambiente descontraído em que os alunos-atores pudessem se expor, se conhecer, usando técnicas teatrais para se expressar através da arte. As primeiras aulas foram para o grupo se conhecer, e começar a utilizar e as técnicas teatrais.

O elenco é formado por 06 atores deficientes auditivos de várias idades e diferentes graus de perda auditiva.

Esta montagem é sobre o cotidiano das pessoas surdas, o que sentem com relação a cada aspecto de sua vida. Depois de vários dias de avaliações das necessidades das pessoas surdas, definimos quais aspectos queríamos enfatizar, e selecionamos os temas.

Depois iniciamos o processo de montagem. O ensaio começava com exercícios de técnicas teatrais, e em seguida eram realizadas conversas sobre algum tema determinado pela diretora. Depois de analisadas as histórias, e verificados os sentimentos, e a importância do que deve ou não ser mostrado, os atores partiam para o improviso.

Os atores combinavam as personagens e improvisavam sobre o tema proposto. As cenas eram apresentadas e dirigidas pela professora, depois eram escritas para criação do roteiro da peça. Algumas são aproveitadas na peça, outras não.

FICHA TÉCNICA

Elenco: Amanda Caroline de Godoy, Andrei Ramella, Dayane Cristina Gomes, Darley Goulart Nunes, Kamila Severino, Talita Nunes Marques de Sales

Roteiro: o grupo

Figurinos e Maquiagem: o grupo

Direção e produção: Manoella Carolina Rego

Realização: Dionisos Teatro

Duração: 30 minutos

Agradecimentos:

Clarice Steil Siewert, Vinicius Ferreira, Casa Cultural Iririú, Andréia Malena Rocha, Eduardo Campos, Silvestre Ferreira, Hélio Muniz, Adriana Geremias, Juliana Cipriano, Juliano Marques de Sales, Anderson Carlos Parucker, Casa de Inclusão do SESI, os pais e os amigos que de alguma forma contribuíram para a concretização deste sonho.

Anúncios
Estreia: Grupo de Teatro Libração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s