cinco dábliu dois agá

Ou também conhecido como 5W2H. Esse termo tem sua origem das iniciais nas palavras em inglês:

5W2H

  • WHAT ? – O que ? 
    • Define a tarefa ou as tarefas. O que será realizado.
  • WHY ? – Por que ?
    • Define o motivo dessas tarefas serem realizadas.
  • WHERE ? – Onde ?
    • Define onde elas serão realizadas.
  • WHEN ? – Quando ?
    • Define um cronograma. Quando as tarefas vão ser feitas.
  • WHO ? – Quem ?
    • Diz quem irá realizar cada tarefa.
  • HOW ? – Como ?
    • Define os métodos de como a tarefa será executada.
  • HOW MUCH ? – Quanto ?
    • Determina-se o custo desta tarefa ou tarefas.

5W2H é uma técnica/checklist para ter uma tarefa ou várias definidas de forma clara e mais precisa possível. Tendo as tarefas desta forma as chances de executar e CONCLUIR são bem maiores.

Quando você tem uma tarefa (what), provavelmente você sabe quem (who) vai fazer a tarefa (muitas vezes você mesmo). O prazo (when) bem…, muitas vezes não tem prazo. Já as outras questões de onde (where), como (how), por que (why) e quanto vai sair a brincadeira (how much) são muito subjetivas e geralmente se faz apenas vaga idéia dessas respostas.

Isso complica a execução. Você sabe o que você tem que fazer, mas o prazo é “algum dia”. Caso não saiba: “Algum dia” NÃO EXISTE. A probabilidade dessa tarefa não ser feita é quase 100%. 

Você tem a tarefa e o prazo mas não sabe como fazer. Foi começar e descobriu que depende de aprender alguma coisa antes. Bate a preguiça e você vai fazer outra coisa. Mesmo com a técnica isso pode acontecer. Tirar um tempo para pensar antes em como você vai executar a tarefa pode lhe render alguns clicks e descobrir pré-requisitos que irão se tornar outras tarefas.

O por que você está fazendo isto, você sabe? Pra evoluir na carreira, pra preparar a aposentadoria, por hobby, por que é obrigado… saber o motivo ajuda a definir se a tarefa é realmente necessária e a definir a prioridade e prazo. 

Enfim, você já entendeu…

Descobri o 5W2H em 2007, e desde então… NUNCA USEI. Vou começar a aplicar essa técnica em minhas tarefas pessoais como teste e ver se consigo executar e concluir (principalmente) a maioria delas.

Você já conhecia esta técnica? Aplica ela? Funciona? Compartilha ai.

cinco dábliu dois agá

3 comentários sobre “cinco dábliu dois agá

  1. Eu conheci a técnica em 2003-2004 e como você, também nunca apliquei. Aprendi a técnica porque onde trabalhei havia um software que permitia aos usuários aplicar essa técnica no controle de ações. Haviam outras técnicas também, como a espinha de peixe, ambas com o intuito de facilitar o entendimento do que realmente precisa e será feito. Eu acho a técnica válida, para fazer um levantamento breve sobre cada caso. Esse breve levantamento permiti identificar melhor alguns detalhes do assunto, facilitando a tomada de decisões. Mas falando em desenvolvimento de software, que é a minha área de atuação, eu acho que a técnica pode ser subtituida por outras mais eficazes.

    1. Ae Rafael, blz?

      Apesar de nunca ter usado para tal fim, acredito que para desenvolvimento de software esta não é a melhor técnica mesmo.
      Estou vendo se funciona o 5w2h para minhas metas e estudos. Por exemplo, listei la pra estudar:
      what: ITIL
      who: eu mesmo
      where: estudar em casa
      when: toda terça, quinta e sabado, 1 hora em cada dia pelo menos.
      why: conhecer os processos de TI, me certificar, melhorar meu curriculo e salário.
      how: apostilas, sites, simulados online
      how much: custo de minha energia eletrica, internet e meu tempo.
      Principalmente o WHY, que até deixei bem simplificado no exemplo, é o que esta norteando o que vou estudar e a prioridade. Enquanto estou pensando tento responder perguntas como: pra que realmente quero saber isto? É só conhecimento generico ou é de minha área profissional? O que isto irá me trazer de beneficio na vida profissional? Irá melhorar minha posição/salário? Em quanto tempo verei este retorno? Vai trazer beneficio para minha vida pessoal? Que beneficios? Em quanto tempo?

      no HOW tento planejar um pouco como será feito este estudo, que material sera usado, etc…

      Posso não estar usando certo a técnica, ou até para o que estou usando também não seja a melhor técnica.
      Vamos ver daqui a alguns dias/semanas. :D

Deixe um comentário

