Review: Launchy

Launchy! Este é o nome da criatura que não vivo mais sem.

O que é isto ? Bem, segundo o próprio site do programa é:

Launchy is a free cross-platform utility designed to help you forget about your start menu, the icons on your desktop, and even your file manager.

Launchy indexes the programs in your start menu and can launch your documents, project files, folders, and bookmarks with just a few keystrokes!

Ou seja, ele indexa o Menu iniciar, favoritos ou qualquer diretório que você queria.

Eu uso apenas para indexar o menu iniciar. Não preciso mais que isto. Inicio todos os meus programas a partir do Launchy. Raramente utilizo o menu Iniciar. Apenas casos específicos.

Basta acionar ele com a tecla de atalho, que é configurável. No meu caso escolhi a tecla Windows+Espaço e lá está, com o último programa que iniciei no histórico.

screenshot_launchy_01Caso queira outro, é só começar a digitar as letras do nome do programa que ele vai mostrando do mais usado para o menos usado. Se o primeiro da lista não é o que você quer, basta correr com as setas para escolher o correto e apertar enter.

screenshot_launchy_03Ele tem alguns skins pra escolher. Caso alguém goste.

ScreenShot022_launchy_08

Acredito que no site tenha mais pra baixar. Nunca procurei. Uso a Black Glass que já vem na instalação padrão. Já me serve.

A instalação padrão também vem com uns plugins. Tenho ativado apenas a Weby, que indexa os favoritos do Firefox e Internet Explorer e também tem atalhos diretos para, por exemplo o Google e Youtube.

É só ativar o Launchy, digitar google, apertar tab, e digitar o termo. Com isto ele lança automaticamente o browser padrão na busca do termo digitado.

ScreenShot_launchy_05 O mesmo se aplica para o YouTube caso queira. Youtube + tab + termo + enter. Cai direto no resultado de busca do youtube no browser.

ScreenShot_launchy_06

Nem pra desligar a máquina não clico mais no iniciar. Criei um atalho para o shutdown.exe e joguei ele no menu. Indexado pelo Launchy, só chamar ele. Tadá!

ScreenShot_launchy_07

Ganho alguns segundos na hora de iniciar algum programa. E também alguns cliques a menos (A LER agradece!)

Quem quiser brincar e explorar mais os recursos só ir no site do Launchy http://www.launchy.net/, baixar e ser feliz. Ou não!

Update (2010.mai.03): Formatei o notebook e instalei o Windows 7. Ele pega pra ele a hotkey Win+Espaço (mostrar o desktop com o aero peek ativado) e não larga o osso. Já tentei de vários jeitos e não achei forma. O jeito foi alterar a hotkey do Launchy. Por enquanto está Ctrl+Espaço. Não tive problemas em nenhum programa ainda. Acho que vai continuar está mesmo.

Anúncios
Review: Launchy

3 comentários sobre “Review: Launchy

  1. manoella disse:

    obrigada , marido por instalar estas cositas nos nossos computadores! Economiza vários minutos da minha vida todos os dias!
    Ah! Eu gosto muito do teu blogo também ! Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s