Molho de tomate

PomodoroVi tempos atrás um video da LocaWeb sobre a técnica de pomodoro.

Em resumo a técnica é:

  • Pegar 25 minutos e trabalhar em uma tarefa sem perder o foco.
  • Após 25, descanse por uns 5 minutos.
  • Se não terminou a tarefa, volte para ela. Senão inicie uma nova por mais 25 minutos.
  • Após 4 ou 5 sessões de 25 minutos, descanse por mais tempo. Uns 30 minutos por ex.

Simples não? Não.

É complicado, principalmente em ambiente empresarial manter o foco em uma tarefa por 25 minutos. Surgem interrupções sempre, seja alguém perguntando algo, piada do colega do lado, telefone, skype…

O jeito é criar o hábito de dizer não. Ponha o skype no "ocupado". Não atenda o telefone a não ser que seja realmente urgente. Deixar as piadinhas para o momento de intervalo do pomodoro, etc. Este hábito também não se faz de uma noite para o dia. É preciso força de vontade, treinamento, disciplina e paciência.

Estou nessas últimas semanas tentando aplicar a técnica. Com o diferencial que meus ‘pomodoros’ estou fazendo períodos de 15 minutos de trabalho e 3 de descanso.
Neste tempo de descanso vou ao banheiro, tomo uma água ou um café, faço piada, dou uma circulada, ou seja, me distraio totalmente da atividade para depois voltar renovado para mais 15 minutos.

Só sei que: não tem sido fácil mas estamos tentando. Com disciplina, paciência e treino chegamos lá.

O autor da técnica é Francesco Cirillo, italiano e o nome Pomodoro, foi em homenagem ao timer que ele usava, que era aqueles timer de cozinha em formato de tomate.

Neste link Video da Técnica Pomodoro tem da apresentação da LocaWeb na integra. Tem mais detalhes lá.

update: Site da técnica http://www.pomodorotechnique.com/

Molho de tomate

4 comentários sobre “Molho de tomate

  1. Eu uso essa técnica quando eu travo em algum problema, coloco o fone de ouvido e inicio o pomodoro. Problemas que estavam a dias sem solução eram foram resolvidos em até 3 ciclos de pomodoro. É impressionante o poder que alcançamos quando estamos integralmente focados.

    Recomendo a leitura do livro: O poder do foco, que saiu aqui pela editora Best Seller, apesar de ainda não ter terminado de ler ele é bastante esclarecedor.

    Abs.

    1. Pois é. Pela dinamica do meu dia a dia não consigo usar essa técnica o dia todo. Uso ela em momentos que precisam de um foco, uma concentração maior e que sei que não serei interrompido por algum tempo. Ai a coisa flui. Valeu pela recomendação do livro. Já botei na minha lista de leitura.
      Abraço!

  2. Gostei :D
    Mas acho que eu não consigo. Se bem que tem horas que eu me empolgo e fico 2 horas sem parar e quando eu olho pro relógio são 18:00 e eu digo: Já?!?!?
    Mas tem dias que não tem como não se distrair. Precisa ter bastante disciplina mesmo.

    O que eu estou fazendo bastante atualmente é um mini-solo-scrum. Quando eu chego no trabalho eu defino TUDO o que eu vou fazer hoje. Tipo uma meta mesmo. Se eu termino tudo antes do horário eu dou uma relaxada e começo a fazer outras coisas. Se eu não terminar tudo o que prometi, eu tento ver o porque eu não terminei. Será que foi porque fiquei no Twitter ou em blogs (tipo agora)? Ou será que as tarefas eram muito difíceis mesmo? Dai eu vejo se faço #horaextra ou não :)

    []’s
    Guilherme Oenning

Deixe um comentário

